Quando suas percepções mudam, sua visão de mundo muda.


A percepção influencia a realidade.

O modo como você pensa, interpreta ou entende alguém é exclusivo para você. Sua percepção hoje é determinada por suas experiências, valores, crenças e personalidade passadas.

Depois de se acostumar com a mesma realidade na vida, a maioria das coisas se torna automática e inconsciente - as informações chegam ao seu cérebro, elas são interpretadas, você faz julgamentos e decisões antes mesmo de saber.

Como uma ilusão de ótica, nossa mente sempre tenta preencher os detalhes do óbvio - ela pensa que já conhece ou se baseia em narrativas relacionadas.

Douglas Adams observou certa vez: “Tudo o que você vê, ouve ou experimenta de alguma forma é específico para você. Você cria um universo ao percebê-lo, então tudo no universo que você percebe é específico para você.”

Em suma, sua percepção é sua realidade – a maneira como você vê o mundo. É a lente que cada um de nós usa para entender tudo e todos.

Ser é ver – e o que vemos está altamente relacionado ao que somos.

Mas essa realidade pode ser muito limitadora e recalibrar (mudar) essas visões de si mesmo, e o mundo pode fazer maravilhas por sua vida e felicidade.

É como interpretar uma obra de arte. O que você vê será muito diferente do que um especialista vê – mesmo que ambos estejam olhando para a mesma coisa.

Quando você fica preso a uma única visão do mundo, pode ficar preso às mesmas rotinas, ideias e modelos e perde de vista uma percepção diferente ou até melhor que pode melhorar ou acelerar as coisas.

Recalibrar sua percepção pode ajudá-lo a manter a mente aberta, a ser otimista e a perceber que, por mais que vemos, sempre há mais na imagem do que apenas na pintura, dependendo de quem é o espectador.

Melhorar e expandir sua percepção também pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas, resolver problemas mais rapidamente, trabalhar com mais inteligência, negociar melhor e até ser mais feliz.

A chave para grandes melhorias na vida e na carreira vem da mudança de nosso paradigma. Se você espera fazer grandes mudanças, precisa mudar a maneira como vê as coisas.

Em seu livro ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’, Stephen R. Covey fala sobre como fazer uma mudança de paradigma para melhorar nossa visão e vida.

Covey explica que se você está procurando um prédio em São Paulo, mas tem um mapa de Belo Horizonte (mas não o conhece), certamente não encontrará o que está procurando, por mais que tente – Se seu mapa estiver errado, você quase certamente falhará.

“A maneira como vemos o problema é o problema”, escreve Covey.

Para alcançar mudanças que mudam a vida, devemos nos permitir passar por mudanças de paradigma – para mudarmos fundamentalmente e não apenas alterar nossas atitudes e comportamentos na superfície.

Nas palavras de Thoreau, “para cada mil males nas folhas do mal, há um que está na raiz”. Só podemos alcançar melhorias quânticas em nossas vidas quando trabalhamos na raiz, os paradigmas dos quais nossas atitudes e comportamentos fluxo.

Você não pode perceber muito mais do mundo do que você já conhece e faz. Você só percebe o que realmente precisa para sobreviver.

Sua percepção do mundo limita sua capacidade cognitiva porque você considera suas opiniões mais importantes que outras – você desconsidera a maioria das coisas com as quais não concorda e procura percepções que confirmem suas crenças para se sentir bem.

Muito disso acontece inconscientemente. Não sabemos o quanto estamos interpretando. O mundo se apresenta como se fosse realidade e não sabemos o quanto já filtramos disso.

Há um psicólogo chamado Lee Brosan que chama isso de realismo ingênuo. Percebemos o mundo como real, mas estamos girando bastante à medida que as informações chegam. Ele fala disso como um impedimento real quando estamos em uma discussão, porque cada pessoa vê o mundo como real e acha que a outra deve ser louca ou está deliberadamente tentando destruir as coisas quando, na verdade, as duas estão apenas tentando colocar seus próprios pontos de vista.

Se você conversar com as mesmas pessoas, seguir a mesma rotina por muito tempo, assistir aos mesmos filmes, ouvir a mesma música, ler o mesmo canal de notícias e nunca fizer uma pausa para olhar ao redor; uma pausa em suas rotinas ou andar por outro caminho, seu cérebro não será capaz de adicionar opções à sua interpretação do mundo real.

“... a melhor maneira de repensar algo que estamos fazendo há anos – a maneira como fazemos nossos trabalhos, a maneira como interagimos com os outros, a maneira como vemos o mundo – é sair de nós mesmos e da nossa zona de conforto”, escreveu Amy E. Herman, em seu livro, Inteligência Visual: aprimore sua percepção, mude sua vida.


Concentre sua percepção na criação de uma nova realidade

A boa notícia é que a percepção não é permanente. Você pode expandir suas opiniões, crenças e conhecimentos para melhorar suas lentes.

Você pode fazer uma pausa antes de dizer o que seu cérebro considera ser a coisa mais óbvia a dizer ou fazer.

Você pode substituir conscientemente o primeiro impulso do que fazer e considerar outras opções.

Reconhecer seus próprios limites é o primeiro passo para melhorar sua percepção.

Depois de conhecer suas deficiências cognitivas, comece a prestar atenção em como você filtra as informações ao seu redor – use todas as oportunidades para diversificar suas visões, ideias e resultados.

Treine sua percepção primeiro, tomando consciência de onde você precisa parar e alterá-la; depois faça uma pausa para ganhar tempo para analisar as coisas de diferentes perspectivas antes de tomar decisões conscientes.

O Dr. Wayne Dyer disse uma vez: “Quando você muda a maneira como vê as coisas, o que vê muda!”

A infeliz verdade é que a maioria das pessoas não muda a maneira de pensar, sentir e agir, a menos que algo as force a fazê-lo. Mas a mudança real que causa impacto na vida acontece por escolha consciente.

Tudo começa com uma decisão – decida agora se encarregar de sua própria percepção da realidade. 

A percepção muda a vida. Como você percebe o mundo e as circunstâncias que aparecem em sua vida são importantes.

Não é o que acontece ou quem aparece em sua vida que importa, mas como você interpreta e age conscientemente ou reage inconscientemente a tudo.

Escolha expandir sua realidade para se tornar melhor, mais rápido e mais inteligente.

Empreendedores de sucesso são pessoas capazes de mudar suas percepções rapidamente porque não eternos questionadores do status quo.

Veja o vídeo e descubra se você também tem esse padrão de comportamento. É só tocar ou clicar no botão abaixo.

ESTUDOS APONTAM UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO ENTRE EMPREENDEDORES DE SUCESSO

Veja o vídeo e descubra se você também tem esse mesmo padrão de comportamento.

VER O VÍDEO AGORA